domingo, 30 de julho de 2017

Pereira (árvore da pêra)

Nessa postagem vou falar sobre a pereira, uma árvore alta que produz a pêra fruta muito apreciada por nós brasileiros. E que existem uma boa variedades para todos os gostos.


Nome Científico: Pyrus communis
Família: Rosaceae
Características Morfológicas: É uma árvore piramidal que pode viver até os 65 anos, arredondada enquanto nova, pode alcançar os 20 metros de altura, embora as variedades modernas sejam de pequeno porte. Tem o tronco alto, grosso e de cor cinza, com a casca fendilhada. Possui uma raiz profunda. A pereira abrolha (produz) primeiro que a macieira e a floração começa a meio de março. Suas flores podem ser brancas ou rosadas e se agrupam em número de 9 a 11 flores e cada flor tem os dois sexos (hermafroditas). O fruto, a pera é denominado pomo, tem forma e cor variável, embora seja normalmente alongado e de epiderme de cor verde ou amarela, com poucas sementes que são negras e pequenas.
Origem: Ásia/Europa (região mediterrânea) foi primeiro espalhada pelos romanos na Europa e depois em todo o mundo pelos europeus.

Ocorrência no Brasil: A produção de pera vem do Estado do Rio Grande do Sul (principal produtor), São Paulona, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro (menor produtor). O maior produtor mundial é a China, seguida pela Argentina, Estados Unidos e Itália.

A pereira apesar de ser uma árvore grande, também pode ser cultivada em casa em um vaso e pode produzir deliciosas frutas, desde que bem adubadas e cuidadas. E como as flores são hermafroditas não precisa de uma oura planta para fazer polinização cruzada.

A pereira, por ser uma fruteira típica de clima temperado, exige determinadas condições climáticas para o seu melhor desenvolvimento e frutificação. Ela exige um período de inverno com frio suficiente para entrar em repouso hibernal e um período vegetativo com dias quentes e claros, considerando-se adequados os locais com climas frescos e temperaturas médias anuais de 20°C.

No entanto, existem variedades já cultivadas em regiões quentes, assim como a maçã e com grande expressão no cultivo da mesma.

A pera é conhecida a bastante tempo, quase dez séculos antes de Cristo, Homero a menciona entre as espécies do pomar de Alcino, rei dos féacios, o que indica ter sido conhecida pelos gregos antigos.

A pereira se propaga por meio de enxertia e ultimamente é utilizado na enxertia do pé de marmelo ou de espécies importadas da própria pera.

A pera é muito apreciada por suas propriedades nutritivas e pelo delicado sabor. Ideal para dietas pois tem baixo valor calórico. Apesar de ser uma fruta consumida principalmente in natura, ela é ótima para o preparo de tortas, compotas, geléias, musses e cremes. Em pratos salgados é excelente para acompanhar queijos de sabor picante ou forte, como o provolone, gruyère e o emmental, servidos sempre com um vinho branco gelado.

As variedades de pera apresentam uma ampla diversidade de tamanho, forma, textura e sabor, podendo-se encontrar desde os pequenos frutos da pereira oriental, duros e incomestíveis, até os frutos de grande qualidade de algumas variedades de pereira europeia.

As 5 variedades de pera mais consumidas no Brasil.

D'ÁGUA - Granulosa, ela possui a polpa mais delicada que a Williams, textura suculenta amanteigada e sabor adocicado. É ideal para o consumo in natura ou em saladas.

D'ANJOU - Arredondada e com pouco "caldo", ela não possui manchas pardas na casca. Ótima para acompanhar queijos picantes e de sabor forte, como o gorgonzola. Também pode ser sada no preparo de sorvetes, geleias e cremes.

ERCOLINI - Pequena, com formato oval e muito saborosa, ela é excelente para o consumo in natura ou no preparo de doces. Uma ótima opção para encantar as crianças e deixar o lanchinho dos pequenos mais gostoso e nutritivo.

ROCHA PORTUGUESA - Polpa macia, suculenta e docinha, com perfume ligeiramente acentuado e a casca amarela. Muito usada na fabricação de compotas, saladas e in natura. Faz uma combinação perfeita com queijos de sabor intenso.

WILLIAMS - De consistência dura, granulosa e sabor ácido, geralmente é usada no preparo de pratos que pedem o cozimento da fruta, pois ela não desmancha com facilidade. Também é excelente para servir como sobremesa, acompanhada de queijo de cabra ou bleu.

Existem ainda outras variedades menos consumidas aqui no Brasil como:
Passe Crassane, Mantecosa hardy, Mantecosa Alexandre Lucas, Decana del Comicio, Packham's Triumph, Conference e Bom Cristiano William's.

Dicas para plantar: se for cultivar a partir de sementes,antes de plantá-las deixe de molho por 24 horas em água e após esse tempo coloque sobre um guardanapo ou papel toalha umedecido e cubra com outro igual. Guarde dentro de um pote fechado na geladeira na parte de baixo, em cima da gaveta. Espere de 20 a 30 dias que surgirão as primeiras raízes. Depois de uns dias plante em um vaso ou no chão.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Framboesas

Aqui no Brasil existem basicamente três tipos de framboesas que se diferenciam entre si pela cor e pelo sabor e claro, pelo nome. Existem n...