sábado, 20 de outubro de 2018

Siriguela

Hoje vou trazer um post sobre essa fruta pouco conhecida no Sul e Sudeste do Brasil, a siriguela ou ciriguela ou ainda seriguela. 

A siriguela (Spondias purpúrea), também conhecida como seriguela, ciriguela, ceriguela, ciroela ou jacote, é uma pequena fruta de cor amarela ou avermelhada, com casca fina e lisa, muito apreciada na região do Nordeste do Brasil. É uma fruta doce, saborosa e que é rica em carboidratos, cálcio, potássio, magnésio, ferro, vitamina C, vitamina B1 e em antioxidantes. É uma árvore de porte médio, podendo atingir até sete metros de altura. Suas folhas são perfumadas e lembram o aroma da aroeira e o formato também lembra essa outra árvore. Originária da América Central e América do Sul, é bastante comum na Região Nordeste do Brasil. 

siriguela é nativa do Brasil (Cerrado e Caatinga), do nível de mar até os 1.200 metros de altitude. Ocorre exemplares dessa árvore em cidades dos estados brasileiros de Rondônia, Goiás, do Tocantins, do Piauí, do Ceará, de Pernambuco, da Paraíba, do Paraná, do Maranhão, do Rio Grande do Norte, do Rio de Janeiro, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais, da Bahia, de São Paulo e do Espírito Santo, sendo utilizada no paisagismo. É ainda encontrada em todos os estados da Região Nordeste, e há diversos exemplares de cultivos dessa fruta vermelha em chácaras do Distrito Federal.  A região sul do estado do Ceará é hoje o maior produtor de siriguela do Brasil.

Sua frutificação se dá nos meses de outubro e novembro, sendo colhida entre os meses de dezembro e janeiro. Está adaptada a solos fracos e com baixa pluviosidade. É lavoura permanente e de uso pouco difundido. Não há utilização econômica senão para produção sazonal em pequenas plantações.

A siriguela dificilmente se propaga por sementes (caroço), sendo, geralmente, multiplicada por estacas com trinta a cinquenta centímetros de comprimento. A melhor época de plantio das estacas no semiárido nordestino brasileiro compreende, empiricamente, do início do mês de outubro até o início de novembro.

É de cor amarelada ou mesmo avermelhada quando maduro, com comprimento entre 2,5 e cinco centímetros. Pesa entre quinze e vinte gramas. A camada de polpa é fina, com cerca de três milímetros, com um caroço do tamanho de uma azeitona grande. É parecida com o cajá mas, ao contrário desse, é bastante doce.

O seu consumo é feito de diversas formas, desde in natura até na confecção de sucos, sorvetes e doces. É rica em carboidratos, cálcio, fósforo e ferro. Possui, ainda, vitaminas A, B e C. É eficaz contra anemia, inapetência (falta de apetite) e diminuição dos glóbulos brancos. 

O consumo de seriguela traz diversos benefícios, pois além de ser uma saborosa forma de diversificar o consumo de frutas, possui propriedades capazes de:

1. Provocar saciedade
A seriguela é rica em fibras, por isso, ajuda a provocar maior sensação de saciedade e diminuir a fome ao longo do dia e, por esse motivo, pode ser um aliado para o emagrecimento durante a dieta.
A ação da fibras no intestino também ajudam a regularizar o seu ritmo, evitando a prisão de ventre e diminuindo inchaço abdominal e formação de gases.

2. Dar energia
Por ser uma fruta doce, a seriguela é rica em carboidratos que são fonte de energia para realizar exercícios e as atividades do dia-a-dia. Por conter açúcares, deve ser consumida com moderação por pessoas diabéticas.

3. Prevenir o envelhecimento
A seriguela é rica em antioxidantes, como o betacaroteno e vitamina C, que são substâncias que evitam a formação de radicais livres no organismo, e desta forma, previne o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças como câncer, Alzheimer, doenças cardíacas e aterosclerose. 
O consumo de alimentos antioxidantes também é um aliado para a beleza, pois ajuda a manter a pele, o cabelo e as unhas saudáveis.

4. Favorecer o equilíbrio do corpo e do sistema imune
Diversas vitaminas e minerais fazem parte da composição da seriguela, como Vitamina C, vitamina B1, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e ferro, por isso, esta fruta ajuda a melhorar o funcionamento do organismo, ao regularizar a produção de enzimas e hormônios, permitir um bom funcionamento de órgãos como cérebro, coração, músculos, além de equilibrar o sistema imune. 

5. Hidratar 
A seriguela é uma fruta rica em água, por isso, o seu consumo ajuda a hidratar naturalmente o corpo, além de ser acompanhada de um efeito diurético.



Agora trago uma receita dessa deliciosa fruta tropical.


Doce/geleia de siriguela

Ingredientes:

900 g de siriguelas maduras;
250 g de açúcar;
1 maçã picadinha.

Preparo

Lave as seriguelas e deixe de molho em água clorada por 15 minutos. Escorra essa água e lave muito bem em água corrente.

Coloque as seriguelas em uma panela juntamente com a maçã cubra com água e leve para ferver até ficarem cozidas. Passe por uma peneira para retirar as sementes. Coloque o líquido que resultou (+ ou - 500 ml)  em uma panela e junte o açúcar e leve para cozinhar. Mexa até dissolver o açúcar e deixe cozinhar em fogo lento, mexendo de vez em quando, até dar o ponto de geleia.

Ponto de geleia: Coloque um pouco da geleia em um prato e deixe esfriar um pouco e faça um risco com o dedo, se permanecer o risco é porque está no ponto.


Sirva com torradas, bolachas salgadas ou amanteigadas.



                                                                            


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Framboesas

Aqui no Brasil existem basicamente três tipos de framboesas que se diferenciam entre si pela cor e pelo sabor e claro, pelo nome. Existem n...